Glicosímetro

De WikiHosp
Quatro modelos de glicosímetros, c. 1993-2005. O tamanho das amostras variam de 30 to 0.3 μl. Os teste demoram de 5 segundos a 2 minutos (medidores modernos ficam tipicamente abaixo dos 15 segundos).

O glicosímetro é um dispositivo usado para medir a concentração de glicose no sangue.


Existem diversos modelos de glicosímetro, e alguns que possuem um sistema de cartucho com até 17 fitas reagentes (método glicose oxidase) integrado ao aparelho, com decodificação automática, que é acionado por apenas um toque. O cartucho acionado libera a fita reagente na posição exata para a aplicação da gota de sangue. O resultado é fornecido em 13 segundos e, com mais um toque, a fita é descartada. De acordo com o fabricante, este mecanismo diminui o manuseio direto com a fita reagente, reduzindo o risco de erro no momento do teste. O monitor armazena até 100 registros glicêmicos com datas e horários e fornece uma média de 7 dias de resultados.


Dosar a glicemia em casa, com o aparelho (glicosímetro), é fácil e ajuda no controle da doença. Os glicosímetros vendidos no país, em sua imensa maioria são muito confiáveis e seus valores se encontram próximos aos obtidos em laboratório.


Atenção

Verifique se as fitas não estão vencidas e se o aparelho esta calibrado para as fitas que você está utilizando.

Alguns aparelhos calibram automaticamente; outros vêm com o calibrador dentro dos frascos de fita (leia no manual do aparelho).

Teste o seu aparelho a cada seis meses. Isto pode ser feito com o líquido de calibração que vem junto com alguns glicosímetros ou, então, faça uma dosagem de glicemia em laboratório e, ao mesmo tempo, dose a glicemia no seu aparelho.

A sua medida não deve ser mais que 10% diferente da medida obtida no laboratório.

As tiras têm um prazo de validade, que deve ser seguido. Caso contrário, os resultados podem não ser corretos. O prazo de validade das tiras geralmente muda quando os frascos são abertos. Na maioria das vezes cai para 30 a 60 dias.Se usar poucas tiras por mês, você pode separá-las em outros frascos, com conservante (um saquinho que vem no frasco), datá-los, colocar os números do código das tiras e, assim, usar frasco a frasco. 'MEDIR A GLICEMIA EM CASA É UMA DAS AÇÕES MAIS IMPORTANTES PARA CONTROLAR O DIABETES.'

Ferramentas pessoais